A Juventus está com tudo encaminhado para conquistar o seu 28 título italiano. Pela grande quantidade – é o maior campeão – seria apenas mais um Scudetto em sua galeria, mas esse poderá ter um sabor especial: o do renascimento do clube.
O time de Turim foi punido em 2006 por corrupção de arbitragem e acabou na Série B da Itália. E ainda teve que começar a temporada com nove pontos a menos. Para piorar o drama, perdeu os dois títulos dos anos anteriores. E tem mais. A situação obrigou a Juventus a se desfazer de estrelas como Emerson, Ibrahimovic, Zambrotta, Vieira, Cannavaro e Thuram. O ex-volante brasileiro, aliás, não deixou de se considerar campeão.
– Foi uma situação fora de campo que ainda não foi comprovada. Era um timaço, trabalhávamos na semana toda, até os adversários viam assim – disse ao LANCE!NET.
Das estrelas, ficaram Buffon, Trezeguet, Del Piero e Nedved. Esses quatro foram suficientes para iniciar uma nova era no Bianconero, que pode acabar no novo título.
Para a imprensa italiana, o pulo do gato para a nova fase, mesmo que não leve o título, foi quando a diretoria acertou as contratações do técnico Antonio Conte e do experiente volante Pirlo. Campanha invicta que ganhou força após a vitória por 4 a 0 sobre a Roma, no domingo, e que merece os parabéns de quem já levou o Scudetto.
– A Juventus mostrou que é muito grande, passou por uma péssima situação e fez sacrifícios – elogia Emerson.
FUTURO NA EUROPA
Para a imprensa italiana, a participação na Liga dos Campeões do ano que vem até que pode ser boa, mas ainda é necessário contratar algum centroavante de peso.
– Falta na Juventus algum jogador que faça 25, 30 gols em uma temporada. Precisa de alguém como Tevez ou Van Persie – explica Massimo Basile, editor do jornal “Corriere dello Sport” (ITA).
Massimo Basile
Editor do "Corriere dello Sport"
Antonio Conte é o personagem principal para a boa fase da Juventus. Ele chegou nesta temporada e deu nova personalidade ao time dentro de campo. Ele soube tratar o vestiário com carisma e conseguiu ter o grupo totalmente em suas mãos.
Também tem méritos de ter colocado um meio-campo que sabe marcar e que cria muitas oportunidades, principalmente com Vidal e Pirlo. O chileno já merecia chances de jogar mais, e mostra agora que é essencial para o time.
Já o experiente italiano prova ao Milan que nunca deveria ter saído de lá, tanto que os rossoneri já procuram um novo Pirlo.
O RETORNO DA JUVE
Primeiro passo
Mesmo com nove pontos de desvantagem, a Juventus levou a Série B com facilidade. Fez 85 pontos, seis a mais do que o Napoli, segundo lugar.
EstabilizaçãoNas temporadas seguintes, a Juventus fez boas campanhas: terceiro em 07/08 e segundo em 08/09.
Queda
As temporadas de 2009/10 e 2010/11 não foram boas. Chegou nas duas vezes na sétima colocação.
Estádio e técnico
Com o novo Juventus Stadium e Conte como treinador, a Velha Senhora está próxima de ser campeã este ano.
O POVO Online
Nossa comunidade : http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97570775
Nenhum comentário:
Postar um comentário