segunda-feira, 14 de maio de 2012

Juventus volta ao topo e faz história


Sob as ordens de um técnico de apenas 42 anos, a Juventus conquistou o seu 28º título de campeã italiana. Antonio Conte, o "Guardiola do Piemonte", voltou ao clube do coração para vencer mais um Scudetto.

O Milan, único rival que tinha condições de impedir este triunfo, acabou sendo vítima de uma equipe envelhecida e não conseguiu acompanhar o ritmo do clube de Turim. Nem mesmo o talento e os gols de Zlatan Ibrahimovic, que ficou com a artilharia do campeonato, puderam salvar os milaneses, campeões do ano anterior e que chegaram a liderar a competição antes da arrancada decisiva da Juve. Mesmo assim, foram raras as vezes em que dois clubes dominaram o Campeonato Italiano de forma tão evidente.

É difícil não traçar paralelos entre Juventus e Barcelona. Em ambos os casos, são clubes históricos, tradicionalmente ofensivos e que decidiram confiar na prata da casa para conquistar títulos. As semelhanças de estilo entre Pep Guardiola e Antonio Conte também é incrível. Não é uma coincidência que a Juventus tenha se tornado o primeiro time a conquistar o título de forma invicta desde que a competição passou a contar com 20 participantes, acumulando 23 vitórias e 15 empates.


Os momentos
 
02 de outubro de 2011: Jogando no novo Juventus Stadium, o técnico Antonio Conte impôs um ritmo elevado aos milaneses, que sofreram com o desgaste causado pelo calendário europeu e o cansaço dos seus veteranos. Após muita pressão, Marchisio definiu a partida nos minutos finais, marcando dois gols com a ajuda de Alessandro Matri.

30 de outubro de 2011: Ao retornar de uma partida em Roma, Antonio Cassano passou mal no aeroporto de Milão. Três dias depois, o meia foi operado de uma isquemia miocárdica e a sua recuperação surpreendeu os médicos, que o liberaram para voltar aos gramados em 7 de abril. Mas já era tarde demais para o Milan, que também perdeu o guerreiro Gennaro Gattuso, portador de uma doença que ataca os músculos oculares. A ausência dos dois jogadores certamente contribuiu para que os rossoneri perdessem o título.

15 de janeiro de 2011: Depois das derrotas em Nápoles (3 a 1) e Turim (2 a 0), o Milan perdeu o clássico contra a Internazionale graças a um gol de Diego Milito. A Juventus aproveitou a oportunidade e ficou com o título simbólico de campeã do primeiro turno.

6 de maio de 2012: O mano a mano entre Milan e Juventus finalmente chegava ao fim. O atacante Mirko Vucinic abriu o placar aos seis minutos do jogo contra o Cagliari e a Juve venceu por 2 a 0, abrindo vantagem de quatro pontos a uma rodada do fim do campeonato. Enquanto isso, a Inter voltou a vencer o dérbi contra o Milan, desta vez por 4 a 2 (três gols de Diego Milito), e enterrou de vez as chances do arquirrival na competição.

13 de maio de 2012: É o fim do campeonato e o fim do ciclo de cinco jogadores que marcaram época no Milan: Filippo Inzaghi (38 anos), que converteu o seu último gol com a camisa rubro-negra na derradeira rodada, contra o Novara, Gianluca Zambrotta (35), Clarence Seedorf (36), Alessandro Nesta (36) e Gennaro Gattuso (34). No mesmo dia, a torcida da Juventus ovacionou um dos maiores craques que já passaram pelo clube. Alessandro Del Piero, que marcou o 289º gol da sua carreira como profissional, enfim pendurou as chuteiras. Com o fim do Campeonato Italiano, o futebol do país vira uma página importante da sua história.

Por : Pavel Neto  
Texto:Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário