O título conquistado pela Juventus neste domingo já começa a abrir uma polêmica na Itália e tudo por conta do número de estrelas no escudo da Velha Senhora. Por lá, cada time tem direito a bordar uma estrela para cada dez Scudettos que ergue. Oficialmente, a Juve conquistou nesta temporada seu 28º Campeonato Italiano, mas o clube não concorda com as contas e já promete mudar o seu brasão.
A polêmica acontece porque a Juventus teve dois Scudettos retirados por conta de um escândalo de arbitragem que acabou até levando à equipe para um calvário na Série B italiano. A Velha Senhora ganhou até com facilidade os títulos de 2004-05 e de 2005-06, mas acabou os perdendo por estar envolvida em escândalos de arbitragem nestas temporadas. A Justiça determinou que o primeiro destes campeonatos ficasse sem dono e que o segundo fosse para as mãos da Internazionale.
Depois da conquista deste domingo, os dirigentes da Juventus já comemoravam como se fosse o 30º Scudetto e ameaçavam bordar a nova estrela no escudo. “Nós vamos colocar a terceira estrela. Não há nenhuma dúvida disso”, disse o gerente geral do clube, Giuseppe Marotta. “Sofremos uma grave injustiça, e o próximo passo é trazer de volta o que ganhamos em campo. Queremos igualdade de tratamento e vamos com calma agora. Nosso presidente é muito responsável e saberá como agir”, completou.
A reivindicação de Marotta tem a ver com as punições impostas aos outros clubes envolvidos com o escândalo de arbitragem na Itália. Eram cinco equipes envolvidas nas fraudes, mas foi apenas a Juventus quem mais sofreu e acabou rebaixada para a Série B. Milan, Fiorentina, Lazio e Reggina tiveram apenas alguns pontos deduzidos. Na ocasião, o Milan foi até liberado para disputar a Champions League de 2006-07.
O presidente da Juventus, Andrea Agnelli, foi mais contido na reclamação pelo 30º título, mas não menos confiante. O mandatário máximo do clube também discursou ‘ignorando’ os Scudettos anulados pelo escândalo e prometeu uma ‘bela surpresa’ para os torcedores em relação à terceira estrela no escudo. “A Juve ganhou 30 Scudettos em campo. Um promotor de Nápoles disse que a temporada 2004-05 não foi alterada, e a 2005-06 não foi investiga. Terceira estrela? Os fãs terão uma bela surpresa!”, disse.
Como já era de se esperar, os jornais da Itália seguiram a linha editorial da cidade em que estão localizados. O Tuttosport, de Turim, fez a sua capa se baseando no número 30, enquanto em Milão a Gazzetta dello Sport fez questão de estampar o número 28 em todas as páginas. Atualmente, a Juventus já é a única equipe da Itália com duas estrelas no escudo. Milan e Internazionale, com 18 títulos cada, são os outros únicos clubes com a honra de ter uma estrela bordada na camisa. O Corriere dello Sport, de Roma, se esquivou da polêmica.
Jornais da Itália se dividiram pela cidade em que estão localizados. Tuttosport comemorou o 30º
Crédito da imagem: Montagem ESPN
Em campo, o treinador Antonio Conte e os dois principais jogadores do clube preferiram despistar sobre a polêmica. “Para mim, é o primeiro Scudetto. É o primeiro que ganhou como técnico”, disse o comandante ao ser perguntado se comemorava o 28º ou 30º título do clube. “Eu ganhei cinco taças, mas o que posso fazer se consideram que venci apenas três?”, disse o goleiro Buffon. “No campo, já temos a terceira estrela. Temos convicção do que fizemos, mas temos que respeitar as regras”, completou Del Piero, se esquivando das perguntas.
Site oficial do clube já fala em 30 Scudettos em campo e coloca três estrelas ao fundo
Por : Pavel Neto
Texto : ESPN
Siga : https://twitter.com/#!/Juventus_BRA
Curta : http://www.facebook.com/Juventus.Brasile
Nossa comunidade : http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97570775
Nenhum comentário:
Postar um comentário