Andrea Pirlo recebeu muitos dos elogios após a Juventus ter garantido a conquista do "scudetto" e Alessandro Matri classificou mesmo o meio-campo como "o jogador que realmente fez a diferença".

Pode um único jogador transformar uma equipa que terminou as duas edições anteriores da Serie A em sétimo lugar numa que consiga ganhar o "scudetto" invicta? Segundo a maior parte dos jogadores da Juventus, que festejou o 28º campeonato do clube este domingo, Andrea Pirlo fez precisamente isso.
"Juntamente com Xavi [Hernández], Pirlo é o melhor médio do Mundo", disse Simone Pepe depois da vitória por 2-0 frente ao Cagliari Calcio, resultado que – aliado à derrota do AC Milan por 4-2 ante o FC Internazionale Milano – garantiu o título aos "bianconeri", a uma jornada do fim. "Ele alterou por completo a nossa equipa; transformou um grupo de vários bons jogadores numa equipa de topo."
Essa opinião foi partilhada pelo avançado Alessandro Matri, que precisou apenas de dez golos para ser o melhor marcador da Juve esta época. "Pirlo foi o nosso ponto de referência no relvado", explicou o antigo jogador do Cagliari. "Todo o plantel teve um enorme contributo para este sucesso, mas Pirlo foi o jogador que realmente fez a diferença para nós."
O médio organizador de jogo, de 32 anos, ingressou na Juventus no Verão passado, a custo zero, depois de não renovar contrato com o Milan e falhou apenas um desafio na Serie A durante toda a temporada. Nesse tempo, contribuiu com três golos e 13 assistências, recorde no campeonato, além de não perder qualquer partida do escalão principal desde 18 de Dezembro de 2010, outro feito notável. "Vim para aqui para ganhar troféus e estou muito satisfeito por já o ter conseguido", disse.
"Estava apenas à procura de motivações diferentes; agradou-me o projecto e acreditava que podia ser bem-sucedido", continuou o médio, vencedor do Campeonato do Mundo com a Itália, em 2006, e de duas UEFA Champions League ao serviço do Milan. "Na época passada sofri
algumas lesões, mas estava convencido que ainda era o nº1, e penso que o provei esta época. Julgo que ainda posso jogar vários anos, pois continuo a gostar do que faço."
Se Pirlo foi fundamental para o sucesso da Juve, o treinador Antonio Conte revelou-se igualmente importante, não perdendo tempo em transmitir a sua reconhecida coragem e empenho aos jogadores, depois de ter sido contratado no Verão. "Quando cheguei, disse imediatamente aos jogadores que, se tivéssemos que perder, que o fizéssemos ao ataque", afirmou o antigo médio da Juventus.
"
Este 'scudetto' é 100 vezes melhor para mim do que aqueles que ganhei enquanto jogador", acrescentou. "Sinto como se esta equipa fosse algo que eu criei e ajudei a crescer, mas obviamente tenho de agradecer aos jogadores, que sempre me acompanharam neste projecto, e aos adeptos, que acreditaram em nós desde o início."
Entretanto, Giorgio Chiellini, líder de uma defesa que sofreu apenas 19 golos em 37 jogos, enfatizou o fato de os "bianconeros" ainda enfrentarem dois importantes desafios, que podem tornar a época completa – o último jogo no campeonato, frente à Atalanta BC, no domingo, e a final da Taça de Itália, frente ao SSC Napoli, a 20 de Maio.
"Vamos festejar, mas apenas esta noite", disse o defesa italiano. "
Talvez tenhamos alguns dias para relaxar, mas depois vamos retomar o trabalho, porque queremos terminar a época invictos e ganhar também a Taça de Itália. Esta equipa merece o sucesso depois de todo o trabalho árduo que realizou."
Por : Dener Anholetti
Siga : https://twitter.com/#!/Juventus_BRA
Curta : http://www.facebook.com/Juventus.Brasile
Nossa comunidade : http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97570775
Siga : https://twitter.com/#!/Juventus_BRA
Curta : http://www.facebook.com/Juventus.Brasile
Nossa comunidade : http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97570775
Nenhum comentário:
Postar um comentário